Administração

Conselho de Administração

O conselho de administração é responsável por estabelecer nossas políticas comerciais gerais, estratégia de longo prazo e monitorar nossa diretoria executiva, entre outras responsabilidades. De acordo com nosso estatuto social e a Lei Brasileira de Sociedades, nosso conselho de administração possui responsabilidades estratégicas, de monitoramento e supervisão, e não possui atividades executivas.

O conselho de administração deve ser composto por no mínimo quatro e no máximo nove membros. Nosso conselho de administração é composto por sete membros eleitos para mandatos de dois anos em nossa assembleia geral de acionistas, sendo permitida a reeleição. Os regulamentos do Novo Mercado exigem que pelo menos 20% de nossos conselheiros sejam independentes. Além das responsabilidades previstas nos termos da legislação aplicável, o Conselho de Administração segue o disposto no Estatuto Social e em seu Regimento Interno.

Marcel Sapir - Presidente do Conselho de Administração

Formado em economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/Rio), com mestrado em finanças pela PUC/Rio. Possui ampla experiência profssional no ramo, tendo exercido o cargo de conselheiro de administração da Tecnisa (desde 2020), Profarma Distribuidora de Medicamentos (desde 2018), Saraiva Livreiros e Editoras (2012 a 2015), Grupo Dimed (de 2010 a 2016), Ponto Frio (de 2009 a 2010) e H.Stern Joalheiros (2005 a 2008). É conselheiro de administração certificado pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa.

Roberto Luiz Jatahy Gonçalves - Vice-Presidente do Conselho de Administração

Formado em Economia pela Universidade Cândido Mendes no Rio de Janeiro, Roberto Jatahy co-fundou a Animale com a Sra. Claudia Jatahy em 1991. Em 2010, Roberto Jatahy conduziu o processo de aquisição de participação da Animale na Farm e liderou a criação da Companhia, nomeado Diretor Presidente da Companhia desde então. É membro do comitê de marcas da Animale, Farm, Maria Filó, Cris Barros, Foxton, Fábula, A.Brand e Off Premium.

Marcello Bastos - Conselheiro

Formado em Administração pela Universidade Santa Úrsula e pós-graduado em Administração de Varejo pelo Centro Universitário da Cidade do Rio de Janeiro, Marcello Bastos é co-fundador da Farm e da Fábula, marcas em que contribuiu significativamente no crescimento desde 1997. É diretor da Companhia desde 2010, atuando diretamente como Diretor Executivo das marcas Farm e Fábula.

Rachel de Oliveira Maia - Conselheira Independente

Formada em Contabilidade pelo Centro Universitário FMU, possui um MBA em Finanças, Pessoas e Liderança pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), concluiu o curso de Negociação e Liderança do Programa de Educação Executiva da Harvard Business School e o treinamento de gestão geral da Universidade de Victoria, no Canadá. Rachel Maia foi CFO da Tiffany entre 2005 e 2008, tendo assumido como CEO entre 2005 e 2006, foi CEO da Pandora entre 2010 e 2018 e CEO da Lacoste entre 2018 e 2020. É fundadora e CEO da RM Consulting, Presidente do Conselho Consultivo da Unicef e Embaixadora do Projeto Guri.

Maria Laura Tarnow - Conselheira Independente

Formada em comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (1992), com pós graduação em Administração de Marketing pela FAAP (1995), participou do programa de desenvolvimento de gestão pela FGV-SP (2002) e do Executive Program in Strategy and Organization pela Stanford University (2005). Possui ampla experiência no ramo executivo. Exerceu o cargo de diretora de marketing na NIVEA Brasil entre 2005 e 2010, diretora de marketing na Flora Industria e Comercio entre 2013 e 2015, acumulando um total de 20 anos como executiva em diferentes categorias da indústria de cosméticos. É gerente geral da Estée Lauder (2015-presente).

Igor Chalhub de Abreu Lima - Conselheiro Independente

Graduado em Engenharia de Produção pela PUC-Rio, com MBA pela COPPE-UFRJ. Possui 10 anos de experiência em análise de empresas. Foi sócio-fundador da gestora Archipelago Partners, sócio da Pollux Capital e, atualmente, é chefe de análise de empresas do Opportunity.

Edison Ticle de Andrade Melo e Souza Filho - Conselheiro Independente

Bacharel em administração de empresas pela FGV-SP (1996 – 1999), mestrado em Finanças e Economia pela FGV-SP (2004 – 2006). Possui ampla experiência no ramo como CFO – Diretor executivo financeiro e de relações com investidores da Minerva S.A. (fev/2009 a jan/2018). Apontado pela revista Institutional Investor entre os 3 melhores CFOs da América Latina, no setor de “Alimentos e Bebidas” – Buy side e Sell side – nos rankings referentes aos anos de 2011, 2012, 2013, 2014, 2015, 2016 e 2019.

Comitê de Riscos, Auditoria e Finanças

O Comitê de Riscos, Auditoria e Finanças da Companhia é um órgão de assessoramento vinculado ao Conselho de Administração composto por, no mínimo, três membros, nomeados pelo Conselho de Administração, sendo que ao menos um deles deve ser um Conselheiro Independente e pelo menos um deve ter reconhecida experiência em assuntos de contabilidade societária. Os principais objetivos do nosso comitê de risco, auditoria e finanças são expressar um parecer a respeito da contratação e destituição de nossos auditores independentes; avaliar nossas demonstrações financeiras e informações financeiras intermediárias; avaliar e monitorar nossa exposição a riscos; e avaliar, monitorar e recomendar à nossa administração melhorias em nossas políticas internas. O Regimento Interno deste Comitê foi aprovado pelo Conselho de Administração.

Edison Ticle de Andrade Melo e Souza Filho - Coordenador do Comitê

Bacharel em administração de empresas pela FGV-SP (1996 – 1999), mestrado em Finanças e Economia pela FGV-SP (2004 – 2006). Possui ampla experiência no ramo como CFO – Diretor executivo financeiro e de relações com investidores da Minerva S.A. (fev/2009 a jan/2018). Apontado pela revista Institucional Investor entre os 3 melhores CFOs da América Latina, no setor de “Alimentos e Bebidas” – Buy side e Sell side – nos ranking referentes aos anos de 2011, 2012, 2013, 2014, 2015, 2016 e 2019.

Marcel Sapir

Formado em economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/Rio), com mestrado em finanças pela PUC/Rio. Possui ampla experiência profssional no ramo, tendo exercido o cargo de conselheiro de administração da Tecnisa (desde 2020), Profarma Distribuidora de Medicamentos (desde 2018), Saraiva Livreiros e Editoras (2012 a 2015), Grupo Dimed (de 2010 a 2016), Ponto Frio (de 2009 a 2010) e H.Stern Joalheiros (2005 a 2008). É conselheiro de administração certificado pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa.

Mauro Moreira

Possui ampla experiência na área, tendo trabalhado na Arthur Anderson entre 1980 e 2002, onde passou de trainee a sócio (1996). É Sócio aposentado pela Ernest Young (2002 a 2020) e, atualmente, faz parte do conselho da Wilson Sons (2020).

Diretoria Executiva

A diretoria executiva pode ser composta por no mínimo dois e no máximo sete membros eleitos pelo conselho de administração, e pode ser dispensada pelo conselho de administração a qualquer momento. A diretoria executiva é responsável pela administração de nossos negócios em geral e tem autorização para praticar todos os atos necessários ou convenientes para nossos negócios, exceto aqueles que, em virtude da lei ou do estatuto social, sejam atribuídos exclusivamente aos acionistas ou ao conselho de administração. Os diretores executivos podem praticar todos os atos necessários para o curso regular dos negócios, observando o disposto no estatuto social e no regimento interno da diretoria.

Roberto Luiz Jatahy Gonçalves - Diretor-Presidente

Formado em Economia pela Universidade Cândido Mendes no Rio de Janeiro, Roberto Jatahy co-fundou a Animale com a Sra. Claudia Jatahy em 1991. Em 2010, Roberto Jatahy conduziu o processo de aquisição de participação da Animale na Farm e liderou a criação da Companhia, nomeado Diretor-Presidente da Companhia desde então. É membro do comitê de marcas da Animale, Farm, Maria Filó, Cris Barros, Foxton, Fábula, A.Brand e Off Premium.

Gabriel Silva Lobo Leite - Diretor Financeiro e de Relações com Investidores

Atuando na Companhia desde 2017, Gabriel Lobo é o Diretor Financeiro e de Relações com Investidores do Grupo Soma. Antes de assumir a posição, Gabriel atuou como Head de Finanças e M&A do Grupo, liderando projetos importantes como a abertura de capital da empresa, condução de projetos de aquisição de 3 marcas e a reestruturação da dívida da Companhia, com a 1ª emissão de Debentures 476. Antes de se juntar ao Grupo Soma, Gabriel trabalhou por 5 anos na BHG – Brazil Hospitality Group, empresa criada pela GP Investimentos e adquirida pela GTIS Partners, onde atuou como gerente de Finanças e M&A, liderando projetos importantes da empresa. Anteriormente, trabalhou também na Som Livre, empresa do Grupo Globo, e na Inbrands, onde iniciou sua carreira. Gabriel é formado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Marcello Ribeiro Bastos - Diretor de Marcas

Formado em Administração pela Universidade Santa Úrsula e pós-graduado em Administração de Varejo pelo Centro Universitário da Cidade do Rio de Janeiro, Marcello Bastos é co-fundador da Farm e da Fábula, marcas em que contribuiu significativamente no crescimento desde 1997. É diretor da Companhia desde 2010, atuando diretamente como Diretor Executivo das marcas Farm e Fábula.

 

Gustavo Rudge de Oliveira Fonseca - Diretor Executivo

Formado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), iniciou sua carreira no Planejamento Estratégico da TIM em 2010. Em 2011 entra como consultor na Gradus Consultoria, realizando projetos em 6 setores diferentes em empresas como Andrade e Gutierrez, Raízen, CabCorp e Vonpar (Coca Cola). Gustavo entrou no Grupo SOMA em 2013 e realizou projetos em diversas áreas da empresa desde o Planejamento e Estilo até a Distribuição para lojas. Em 2017 é promovido a Head de Compras, em 2019 assume a Diretoria de Operações e em 2020 acumula a Diretoria de Vendas de Atacado. Em 2021 se tornou Diretor Executivo da Companhia, também estatutário, responsável pelas áreas de Operações e Vendas de Atacado.

Rodrigo Cardozo Martins - Diretor Executivo

Graduado em Ciências Contábeis pela Faculdade Moraes Júnior, MBA em Contabilidade e Auditoria pela UFF; Leadership and Business Academy pela Harvard Business School (in house). Profissional com mais de 20 anos de experiência na área contábil, tributária e de controles. Responsável pela Contorladoria no Grupo SOMA desde 2017 e eleito diretor estatutário em maio de 2021. Nos 10 anos anteriores atuou nas posições de Coordenador, Gerente e, posteriormente, Controller nas Lojas Americanas S.A.

Tiago Heinzen Dowsley - Diretor Executivo

Formado em engenharia de controle e automação pela UFSC iniciou a carreira em tecnologia trabalhando em empresas brasileiras e no Instituto Fraunhofer na Alemanha. Em 2012 começou a sua carreira em gestão através da Gradus consultoria; há 8 anos trabalha no grupo SOMA onde já transformou diversas áreas conforme a necessidade da empresa e dedicou a maior parte do tempo a acelera as vendas online e a transformação da cultura digital do Grupo.

Alisson Suzzim Calgaroto - Diretor Executivo

Formado em Engenharia de Controle e Automação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Alisson Calgaroto iniciou sua carreira Schlumberger (2010-2013), multinacional de Serviços de Petróleo. Entre 2013 e 2015 Alisson passou pela Gradus Consultoria de Gestão, na qual participou de projetos em grandes empresas de diversos segmentos, como alimentícia, energia, educação, varejo, entre outras. Academicamente, além de engenheiro, concluiu MBI em indústria 4.0 e especialização em transformação digital na Universidade de Cambridge. Em 2015 entrou no Grupo Soma, com funções de gestão no Planejamento Comercial, Desenvolvimento de Produto e Supply Chain. Atualmente (desde 2019) é diretor executivo da Companhia, a frente de tecnologia e inovação, liderando também o Laboratório de Inovação (Somalabs).