Fornecedores

No GRUPO SOMA acreditamos que com relacionamentos de longo prazo, baseados na transparência, confiança, respeito e admiração mútua, é possível atuar de forma ética, responsável e sustentável em toda nossa cadeia.


Por isso, estamos trabalhando para transformar em realidade, na nossa cadeia de produção, as melhores práticas do mercado:

1.       Nos associamos à ABVTEX (Associação Brasileira do Varejo Têxtil) e apoiamos os nossos fornecedores no processo de certificação do Programa de Certificação de Fornecedores da ABVTEX.


2.       Desdobramos o nosso código de conduta ética de funcionários para fornecedores e prestadores de serviços, pois entendemos que ele é um importante instrumento na consolidação da cultura organizacional que queremos ter, e disseminar no mercado.


3.       Desenvolvemos metodologias e critérios de auditoria de fornecedores que se tornaram referências. Apesar de ser um desafio, aplicamos às realidades das diferentes regiões do nosso país. A nossa previsão é de que até o final de 2019 todos estejam sendo auditados regularmente da seguinte forma:


a.       PRODUÇÃO


É muito importante que todos os nossos fornecedores tenham trabalho suficiente para sustentarem seus negócios, sem precisar extrapolar a sua capacidade operacional. Com esse olhar, fazemos visitas surpresas mensais e verificamos a capacidade operacional, o local de produção onde as peças estão sendo trabalhadas e as condições humanas e profissionais deste trabalho. 


Os resultados dessas auditorias geram reports que são inseridos em uma plataforma online. Por meio desta, acompanhamos as nossas produções e podemos suportar as decisões estratégicas de alocação de novos pedidos.

As não conformidades encontradas nas auditorias são tratadas caso a caso e, juntos com os fornecedores, definimos um plano de ação com prazo para regularização da questão. 


b.      SOCIAL


As nossas auditorias sociais ocorrem de forma surpresa, com espaçamento máximo de quatro meses entre elas, em cada fornecedor. Neste momento, avaliamos: a infraestrutura física do fornecedor, a documentação trabalhista, as certificações exigentes e demais contratos, as condições de trabalho nos respectivos subcontratados e verificamos se há algum vestígio de trabalho irregular.


Os resultados dessas auditorias alimentam a mesma plataforma online, nos ajudam a tomar decisões estratégicas sobre alocação de produções e também nos auxiliam a melhorar cada vez mais as condições de trabalho na nossa cadeia e a nos antecipar a potenciais riscos.

Grupo de moda Soma © 2019 - Todos os direitos reservados

Bitnami